Nutrição de leads gerando oportunidades de vendas

Foi-se o tempo em que um profissional de marketing era capaz de entregar mensagens genéricas para uma audiência grande e ainda obter bons resultados.

Os consumidores de hoje se movem com fluidez entre diversos canais em questão de minutos. Você sabe disso, porque é um deles. Você lê o primeiro parágrafo de um blog post, faz uma busca no Google, entra em uma página do Facebook, olha as mensagens no celular, e começa tudo de novo. Então, como prender a atenção de quem você precisa para que ele se torne um cliente?

A resposta é personalização!
Ou seja: entregar a mensagem certa, na hora certa para a pessoa certa. Afinal, todo mundo gosta de receber informações e conteúdos relevantes no momento em que precisa, sem fazer muito esforço para buscar.

Isso pode parecer uma tarefa impossível, mas a proposta da nutrição de leads é exatamente essa: sequências de ações que geram valor para potenciais consumidores, comunicam mensagens direcionadas e personalizadas, e aumentam a conversão de leads em clientes.

De acordo com um estudo da Forrester Research, empresas que possuem boas estratégias de nutrição de leads geram 50% mais leads prontas para a vendas, com um custo 33% menor.

Quer saber como aproveitar sua base de leads para gerar mais negócios e entregar mais valor para seus potenciais clientes?

O que é a nutrição de leads?
Em um mundo ideal, profissionais de marketing seriam capazes de entregar mensagens personalizadas para cada membro da sua audiência. Afinal, cada consumidor se comporta de uma maneira e consome informações diversas.
Porém, temos tempo e recursos limitados para nos comunicar com todos os possíveis consumidores que estão por aí buscando soluções para seus problemas.

Portanto, a resposta é automatizar a comunicação, para que ela se torne a mais relevante em todas as fases da jornada do consumidor.

E é aí que entra a nutrição de leads. Seu pilar é o processo automático de entregar mensagens relevantes para suas leads ao decorrer do tempo. Com esta estratégia, todo profissional de marketing é capaz de se conectar com seus potenciais consumidores de maneira eficaz, e fornecer informações relevantes durante a fase de descoberta, consideração, avaliação da solução e até mesmo pós-venda.

Até pouco tempo atrás, a maneira mais eficaz de se comunicar com um público-alvo era por meio de campanhas de marketing pontuais e genéricas, que atingiam milhares de pessoas ao mesmo tempo. Porém, com o surgimento de softwares de automação de marketing, se tornou possível coletar e guardar informações sobre o comportamento dos consumidores, além de utilizá-las para automatizar ações como envio de emails.

Assim, a nutrição de leads surgiu como uma maneira de se comunicar com os consumidores de maneira adaptativa, personalizada e que reage à suas ações e comportamentos em tempo real.

Mas como a nutrição de leads funciona na prática?
Todos os dias, você está aprendendo mais coisas sobre seus consumidores – talvez eles tenham retornado ao seu site para baixar um ebook, conferir sua página de serviços e preços, ou assistir a um webinar. Profissionais de marketing que trabalham com a nutrição de leads coletam essas informações e definem sequências de ações que irão educar o consumidor em diferentes estágios, tirar dúvidas ou falar sobre objeções comuns na hora da compra.

Dependendo das ações que as leads tomam, elas serão colocadas em diferentes sequências. Uma pessoa que acaba de assinar uma newsletter, por exemplo, irá receber uma sequência de comunicações diferente de uma pessoa que baixou um ebook avançado.

Isto porque cada uma dessas pessoas possui necessidades distintas até chegar ao momento da compra.

Ter uma estratégia de comunicação personalizada para cada lead parece um sonho, não é mesmo? Isso pode se tornar realidade, de maneira automatizada, com a nutrição de leads.

Fonte: texto extraído do e-Book “GUIA DA NUTRIÇÃO DE LEADS – Gere mais oportunidades em menos tempo” editado pela ROCK CONTENT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat