Identifique os objetivos de Marketing Digital

Esse é um passo decisivo para o seu planejamento. Com base no panorama atual, defina quais são os objetivos da sua empresa para este ano.

Já preparamos alguns objetivos com base em uma extensa pesquisa com clientes e baseamos o restante deste eBook (e os exemplos da planilha) pensando nesses objetivos e no nível que sua empresa já se encontra em cada um deles. Você também pode adequar os projetos e atividades sugeridos de forma que se encaixem no seu objetivo de negócio, caso seja diferente dos sugeridos.

São eles:

Gerar Leads Qualificados
Gerar Leads é a base de uma estratégia de Marketing Digital. São eles que farão parte da sua base de relacionamento e serão nutridos ao ponto de se tornarem oportunidades e clientes.

Dependendo do nível da sua empresa neste assunto, seu objetivo pode ser:
• Começar a gerar Leads;
• Otimizar a forma como está atraindo esses contatos para trazer mais Leads
qualificados para venda.

Vender para Leads
Acreditamos que, no Marketing Digital, a venda começa desde o momento em que um visitante chega ao site e se torna um Lead. Como dito anteriormente, a partir do trabalho de relacionamento com eles, esses Leads se tornarão oportunidades para vendas.

Pensando no planejamento, temos também dois graus de maturidade no assunto, o que
irá definir o plano da sua empresa no próximo ano:
• Traçar um processo inicial de Inbound Sales e começar o alinhamento entre as áreas
de Marketing e Vendas;
• Otimizar o processo de Inbound Sales, ganhar escala e aumentar a produtividade
dos vendedores.

Ser Referência
Ser referência em seu mercado é possível com Marketing Digital e faz sua empresa atrair
cada vez mais Leads Qualificados. Você conseguirá esse objetivo principalmente através
da produção de conteúdo.

Pensando no nível da empresa, seus objetivos podem ser:
• Iniciar a produção de conteúdo para sua persona;
• Caso já tenha uma frequência de publicação, otimizar a forma como esse conteúdo é
distribuído e utilizado ao longo do funil de vendas.

Otimizar as conversões do funil
Como você pôde ver, optamos sempre por olhar o funil de vendas antes de começar qualquer análise mais aprofundada.

Sabendo quais são as taxas atuais e tendo um benchmarking, podemos definir como
objetivo otimizar uma etapa específica do funil.
• Topo de funil: trata-se de aumentar a taxa de conversão de visitantes para Leads;
• Meio de funil: otimizar as conversões de Leads para oportunidades;
• Fundo de funil: melhorar as conversões de oportunidades para vendas.
Para este objetivo, separamos os projetos em dois: básico e avançado, cada um com
atividades específicas que atacam os três níveis do funil.

Aumentar a produtividade
No Marketing Digital temos uma série de atividades que podem ser realizadas tanto “no
braço” quanto no piloto automático.

Para ganhar escala na operação e aumentar os resultados, algumas coisas precisam ser colocadas no automático para para sua empresa produzir muito mais sem precisar aumentar o time ou contratar mais serviços.

Neste caso, o planejamento será focado em utilizar a Automação de Marketing (e outras
frentes) para ganhar produtividade principalmente no meio e no fundo de funil.

Fonte: texto extraído do e-Book PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL, editado pela RD | Resultados Digitais.