Faça um diagnóstico da situação da sua empresa em Marketing Digital

Para começar a planejar, é preciso primeiro olhar o panorama atual do Marketing Digital da sua empresa e analisá-lo com atenção. Nossa sugestão é começar pelo macro e depois ir para o micro.

As taxas do funil de vendas são as métricas mais importantes para o seu negócio, então comece por elas.

Para encontrar suas taxas atuais, você pode utilizar o Funil do Marketing Digital, uma ferramenta
que irá te ajudar a calcular as taxas atuais e compará-las com as taxas de mercado, como no exemplo:

O desempenho entre cada estágio (Visitantes >Leads >Oportunidades >Clientes) mostra quais etapas não estão tendo uma performance adequada e merecem atenção.

Lembre-se de que, além de observar as taxas, deve-se ver se o volume de cada etapa também atende as metas da empresa. Às vezes as taxas de conversão estão indo bem, mas não há quantidade suficiente nas etapas para alcançar a meta de vendas.

Após fazer essa macroanálise, é preciso investigar os dados de maneira mais aprofundada para encontrar os pontos que estão com alguma deficiência. Divida por etapa e faça perguntas como os exemplos abaixo:

Visitantes
• Minha empresa tem um blog?
• Qual a frequência com que estamos postando novos conteúdos?
• Qual é o número de visitantes mensais?
• De quais fontes eles vêm (quantidade de tráfego vindo de pesquisa orgânica, paga, outros sites e campanhas)?
• Estamos recebendo links de outros sites?
• Qual é a posição do site da empresa no Google para termos relevantes em nosso mercado?
• Quantos seguidores temos nas mídias sociais e quanto tráfego vem de lá?

Leads
• Usamos Landing Pages para disponibilizar ofertas?
• Se sim, como estão as taxas de conversão nelas?
• As promoções em banners (calls-to-action) no site e mídias pagas (Google Adwords,
Facebook Ads) direcionando para essas páginas estão trazendo resultado?
• Em quanto está o Custo por Lead?

Oportunidades
• Estamos usando email marketing para nos relacionar com a base de Leads?
• Como está o relacionamento com os seguidores nas mídias sociais?
• Temos fluxo de Automação de Marketing?
• Como está o alinhamento entre os times de marketing e vendas?
• Estamos usando bem o Lead Scoring?
• Há conversas de feedback para melhorias no processo?

Clientes
• Os Leads trabalhados pelo marketing estão se tornando clientes?
• O processo de vendas está bem definido?
• Como anda o CAC (Custo de Aquisição de Clientes)? Abaixo ou acima do mercado?
• As metas de venda estão sendo alcançadas?

Fonte: texto extraído do e-Book PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL, editado pela RD | Resultados Digitais.